Bom dia :))
O doce que vos trago hoje, cujo a receita foi me dada por a Maria Luísa a minha formadora do workshop é uma delicia, muito viciante! Desapareceram rapidinho! Uma receita que não vai faltar na minha mesa de Natal!
Para ser a primeira vez que fiz, acho que não me sai nada mal!
Usei corante violeta tinham uma cor linda, mas quando saíram do forno a cor nada tinha ver, da próxima vou por vermelho a ver se pega melhor!
RECEITA DE MACARONS
Ingredientes:
100 gramas de amêndoas moídas
160 gramas de açúcar em pó
3 claras de ovos grandes em temperatura ambiente
65 gramas de açúcar comum
1 colher de chá de baunilha
1. Peneire DUAS vezes o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas. Reserve.
2. Bata as claras em neve e só comece a adicionar o açúcar comum após as claras começarem a ficar mais "espumantes".
3. Adicione as gotinhas de baunilha.
4. Com uma espátula misture a farinha que já estará com o açúcar em pó GENTILMENTE!!!
5. Macaronnage: Com uma espátula trabalhe a pasta girando a vasilha e pressionando a espátula em direcção as laterais... repita o processo algumas vezes até obter a consistência correcta.
6.Consistência da pasta: Quando levantar a massa ela deve cair da espátula devagar...
Notas:
1. É muito importante que tenham um tapetinho de silicone, o papel manteiga não funciona tão bem porque a mistura é pegajosa e gruda demais.
2. É fundamental depois que fizerem todas as bolinhas usando um saco de confeiteiro que esperem os macarons secarem antes de levarem eles ao forno. (cerca de 15 min ─ a temperatura e a humidade afectam o processo, tente tocando o macaron com a ponta do dedo... se não grudar no seu dedo está pronto para ir ao forno). Mas se usar claras que estiveram congeladas ou com dois dias de frigorífico, não precisa fazer isto, pois elas já perderam o excesso de humidade.
3. Forno a 160 graus como temperatura ideal, mas cada forno funciona de uma maneira… então fiquem atentos! Asse os macarons e se aos 25 min eles ainda estiverem macios reduza a temperatura e asse por mais alguns minutos.
O Macaron perfeito: deve ter uma casquinha crocante, e o interior molhadinho além de ter uma base levemente areada nas laterais
Recheei com buttercream.